segunda-feira, janeiro 31, 2011

Paris Insólita e Misteriosa...

entre leituras e relatos de uma manhã de segunda-feira...
PARIS INSOLITA E MISTERIOSA

Estava folheando um livro que ganhei de um ex-namorado e atual amigo (sim isso existe! no meu caso): Paris Insólita e Misteriosa de Rodolphe Trouilleux.  Fui procurar esta manhã algo do livro, já digitado, pois existe uma preguiça peculiar das segundas-feira, para postar aqui. Achei, mas também encontrei algo junto, naquele mesmo cantinho desta blogosfera, que é bem propício a dar-te de presente, meu leitor diário.

Como já disse, sou um sonhador, tenho tendências românticas e humanistas, mas me disseram neste final de semana que existe um poeta dentro de mim. Esta afirmação veio lá das Minas Gerais, de um Belo Horizonte cigano. Estranhas conexões. Logo eu trarei um pouco do livro por aqui para dizer que Paris ainda será o palco de algo maior que apenas uma viagem de passeio.

"Você é bastante passional e, algumas vezes, a mais intempestiva das criaturas. Sei que não descobri a pólvora. A sua história de vida é repleta de exemplos e o seu comportamento comigo não poderia fugir à regra. Por te considerar muito mais do que apenas interessante, tenho lido e ouvido, há meses, as suas "perplexidades". Aprendi a gostar de você assim, na intensidade dos seus humores, enquanto ouvia as suas queixas e auto-recriminações misturando-se aos relatos das suas mais brilhantes conquistas e alegrias. Também aprendi que tudo em você é muito mais vivo e intenso, mais doloroso ou mais bonito. Você não vê um belo filme como a maioria das pessoas vê. É a mesma coisa quando você ouve uma música ou lê um bom livro. Nunca me esquecerei da expressão do seu rosto diante "daquele livro de fotos"*. Evidentemente, as dores também doem mais em você. Enfim, você é uma pessoa* de temperamento exuberante".

* quem quiser já conferir detalhes e outros cantos poéticos : http://www.etalors.blogger.com.br/

"Nada é mais fácil do que se iludir, pois todo o homem acredita que aquilo que deseja seja também verdadeiro." (Demóstenes )

E se não era seu desejo, será verdadeiro?
Sempre serei verdadeiro mesmo nas minhas ilusões.

Atirei no mar
O mar vazou
Atirei na moreninha
Baleei o meu amor
(Três Ceguinhas)

A Pessoa é para o que Nasce.

Costumo acreditar nas pessoas que conseguem com suas histórias cotidianas de vida ou de perda, sem paráboloas ou metáforas, me emocionar, fazer verter lágrimas sinceras de alegria, conforto ou de proximidade de vivência.

Marcelo Poloni.

Um comentário:

Criar não é imaginação, é correr o grande risco de se ter a realidade. Entender é uma criação, meu único modo. Clarice Lispector.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...