segunda-feira, setembro 06, 2010

Liberdades individuais

Eu acredito que todas as pessoas podem achar aquilo que quiserem umas das outras, é quase que instintivo e vem dos primórdios da humanidade.... sacanagem é utilizar-se disso para criar intrigas ou maledicências cuja única finalidade é expor fraquezas e defeitos que, na verdade, também estão presentes em quem as produz, pois é da natureza humana ser imperfeita.

De fato vivemos em sociedade e isso significa que o convívio pacífico requer uma certa dose de desapego aos pré-conceitos que fazemos uns dos outros, pois ninguém está imune a eles. Buscamos cada um o melhor para si e as vezes esbarramos no próximo e neste momento temos que ter consciência do princípio das liberdades individuais.

Dentro de regras mínimas de bom convívio, minha liberdade, por mais forte e abrangente que a palavra indique ser, deve ser limitada a mesma liberdade que meu semelhante possui, ou seja, não posso ou devo ir além daquilo que possa interferir na liberdade do meu semelhante de forma a promover uma agressão gratuita.

Marcelo [Ciello] Poloni

2 comentários:

  1. Todo mundo quer respeito, mas poucos sabem respeitar.

    “I'm not concerned with your liking or disliking me... All I ask is that you respect me as a human being.”
    Jackie Robinson

    Renato Melo

    ResponderExcluir
  2. Pois e, como a propria palavra transcreve, pre-conceito, e tudo aquilo que nao sabemos, mas achamos que sim, temos a mania de falar ou achar por que alguém impos, comentou ou mesmo viu. Mas o ser humano tem a mania de falar as coisas sem verificar, sem interaçao a ponto de saber ou conhecer...apartir do momento que conhecemos passamos a ter os nossos proprios conceitos, conhecimento e passamos a ver a situação de uma forma diferente.

    Zeca

    ResponderExcluir

Criar não é imaginação, é correr o grande risco de se ter a realidade. Entender é uma criação, meu único modo. Clarice Lispector.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...